Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 227 No que diz respeito a programas de promoção de competências sociais e emocionais, dois terços dos psicólogos menciona ter sido convidado a promover o desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e jovens como parte do seu trabalho, a colaborar na definição de políticas e práticas promotoras das competências sociais e emocionais de crianças e jovens. Também declaram existir aulas/sessões ou atividades escolares dedicadas especificamente ao desenvolvimento das competências sociais e emocionais e aulas/sessões especiais orientadas especificamente para o desenvolvimento dessas mesmas competências. Referem que as competências sociais e emocionais das crianças e jovens são promovidas através das práticas escolares, da organização de atividades extracurriculares e com base no feedback e conselhos/formação aos encarregados de educação (valores entre 94,3% e 56,6%). Dois terços dos membros dos cargos de direção, gestão e coordenação) declara que os professores (88,2%) e os psicólogos (96,8%) foram convidados a promover o desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e jovens como parte do seu trabalho e que um dos objetivos incluídos no projeto educativo da escola é o desenvolvimento de competências sociais e emocionais (96,8%). Mencionam existir aulas/sessões ou atividades escolares dedicadas especificamente ao desenvolvimento de competências (65,6%) e aulas orientadas especificamente para o desenvolvimento de competências (87,2%). Afirmam ainda que as competências sociais e emocionais das crianças e jovens são promovidas por meio das práticas escolares (94,7%), da organização de atividades extracurriculares (86,2%) e com base no feedback e conselhos/formação aos encarregados de educação (80,6%). Falando do tipo de apoio que prestam aos seus educandos, os encarregados de educação referem que não precisam de nenhum ou quase nenhum incentivo para ser amável e ajudar os outros, fazer atividades de lazer com utilização da internet/ecrãs, não
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