Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 221 valoriza e promove programas de desenvolvimento de competências socioemocionais e prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do desenvolvimento socioemocional (valores entre 55,4% e 72,3%). Cerca de dois terços dos docentes referem que foram incentivados a promover o desenvolvimento de competências sociais e emocionais de crianças e jovens como parte do seu trabalho, e que um dos objetivos incluídos no projeto educativo da escola é o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, pela forma como são implementadas as regras disciplinares da escola, por meio das práticas escolares, através da organização de atividades extracurriculares e com base no feedback e conselhos aos pais/pessoas cuidadoras/encarregados de educação sobre as competências sociais e emocionais dos seus filhos/educandos (valores entre 91,1% e 70,9%). Aproximadamente metade dos docentes refere que existem aulas ou atividades escolares dedicadas especificamente ao desenvolvimento de competências socioemocionais (53,1%). Relativamente à pandemia por Covid-19, verifica-se que quase metade dos docentes expõe que a sua vida, de modo geral, se alterou pouco com a pandemia (44,6%), sendo que 27,7% refere que a sua vida se alterou para pior, mas que já voltou ao normal. 17,8% refere sentir que a sua vida se alterou para pior e que ainda não recuperou, e uma menor percentagem relata que, em geral, a sua vida alterou-se para melhor com a pandemia (10,3%). De salientar ainda o reconhecimento da existência na escola de Planos Nacionais de Ação: dois terços dos docentes relata ter conhecimento do envolvimento da sua escola com o Plano Nacional de Leitura (97,1%), com o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escola (81,2%) e com o Programa Nacional de Saúde Escolar (87,6%). Mais de
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