Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 220 também menciona que o seu dia tem sido preenchido de coisas que lhe interessam (61,6%). Menos de metade indica ter acordado a sentir-se fresco e descansado (46,3%). No que diz respeito à escala de Sintomas de mal-estar psicológico cerca de metade dos docentes, refere ter-se sentido nervoso (50,4%), triste (48,4%), irritado ou de mau humor (49,2%). Ainda cerca de metade reporta dificuldades em adormecer (45,6%). Na escala DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse, cerca de dois terços dos docentes, reporta ter sentido agitação (66,8%), dificuldade em relaxar (66,1%), reagir em demasia a determinadas situações (65,9%) e sentir que estava demasiado suscetível ou irritável (60,7%), e cerca de metade afirma sentimentos de tristeza ou depressão (51,1%). Um pouco menos de metade refere sentir dificuldade em se acalmar (46,2%). Cerca de dois terços dos docentes, considera que a direção da escola apoia a manutenção de um ambiente de inovação, partilha, participação e colaboração, diálogo e bem-estar e coesão ou união na escola. Também referem que a direção dá apoio no estabelecimento de uma rede de colaborações na comunidade (valores entre 75,4% e 66,5%). Mais de metade considera que a direção valoriza e promove programas de desenvolvimento de competências socioemocionais e políticas, práticas e comportamentos promotores de bem-estar na escola e do desenvolvimento socioemocional (valores entre 55,6% e 63,4%) Menos de metade referencia que a direção prioriza a formação dos docentes para o desenvolvimento de competências de liderança e para o autocuidado (valores entre 30,5% e 41%). Cerca de dois terços dos docentes referencia que o ambiente da escola é de partilha, participação e colaboração, diálogo e bem-estar, inovação e coesão ou união; tem uma rede de colaborações com a comunidade, e mais de metade dos docentes considera que a escola prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do bem-estar na escola,

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==