Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC x SSES | Competências Socioemocionais como o sentimento de pertença à escola e a cooperação. A ansiedade com testes apresenta correlações negativas com a resiliência e o controlo emocional. Estas associações sugerem pistas para a intervenção preventiva do Bullying e da ansiedade nos testes, através da promoção destas competências associadas. As subescalas da DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse estão significativa e negativamente correlacionadas com as SSES | Competências Socioemocionais, sugerindo pistas para a intervenção preventiva do mal-estar psicológico, pela promoção destas competências associadas. O Ambiente Escolar apresenta uma correlação positiva significativa com a conexão, com a confiança, com sentimento de pertença à escola e com a cooperação, sugerindo pistas para a intervenção e sublinhando que qualquer intervenção deve também incluir variáveis contextuais e prever a otimização do ecossistema/ambiente escolar e não só uma ação com os alunos. Globalmente estes resultados sugerem que, em geral, a percentagem de alunos com situações de alguma vulnerabilidade psicológica passou de 1/3 na série do estudo de 2022 para 1/4, nesta série de 2024. Sugere ainda que o padrão de vulnerabilidade acrescida no género feminino, embora se mantenha em diversos parâmetros considerados, se atenuou. Do mesmo modo mantevese globalmente o aumento da vulnerabilidade com a idade/ escolaridade, embora nesta série o padrão não seja tão nítido, e apareça uma sugestão e recuperação no 12.º ano. As relações entre variáveis fornecem pistas para a intervenção, que deve incluir a “escola toda” e privilegiar a promoção de competências e o envolvimento dos alunos,
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==