Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 218 As subescalas SSES | Competências Socioemocionais apresentam correlações positivas entre si, por exemplo: o otimismo aparece positivamente correlacionado com a confiança, e a curiosidade está positivamente correlacionada com a persistência e com a criatividade. O Bullying apresenta correlações negativas significativas com a maioria das variáveis das Competências socioemocionais como o sentimento de pertença à escola e a cooperação. A ansiedade com testes apresenta correlações negativas com a resiliência e o controlo emocional. Estas associações sugerem pistas para a intervenção preventiva do bullying e da ansiedade nos testes, através da promoção destas competências associadas. As subescalas da DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse estão significativa e negativamente correlacionadas com as SSES | Competências Socioemocionais, sugerindo pistas para a intervenção preventiva do mal-estar psicológico, pela promoção destas competências associadas. O Ambiente Escolar apresenta uma correlação positiva significativa com a conexão, com a confiança, com sentimento de pertença à escola e com a cooperação, sugerindo pistas para a intervenção e sublinhando que qualquer intervenção deve também incluir variáveis contextuais e prever a otimização do ecossistema/ambiente escolar e não só uma ação com os alunos. Globalmente estes resultados sugerem que, em geral, a percentagem de alunos com situações de alguma vulnerabilidade psicológica passou de 1/3 na série do estudo de 2022 para 1/4, nesta série de 2024. Sugere ainda que o padrão de vulnerabilidade acrescida no género feminino, embora se mantenha em diversos parâmetros considerados, se atenuou.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==