Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 216 Quanto ao tempo de ecrã, 97,3% dos alunos passa diariamente pelo menos uma hora à frente de um ecrã, nos dias de semana. Mais de metade passa quatro ou mais horas por dia (52,8%). Os alunos mais velhos (12.º ano) são os que passam mais horas em frente aos ecrãs e os alunos mais novos (5.º ano) são os que passam menos tempo (ainda assim 2,9 horas em média). Não se verificam diferenças estatisticamente significativas entre géneros. Este padrão entre géneros e com a idade, mantém-se no tempo de ecrã ao fim de semana, embora o tempo de ecrã seja consideravelmente maior. Mais de metade dos alunos afirma que toma o pequeno-almoço pelo menos 5 dias por semana. Verificam-se diferenças estatisticamente significativas entre os anos de escolaridade e o género, os alunos mais novos (5.º ano) e os rapazes tendem a tomar o pequeno-almoço mais frequentemente. 91% dos alunos menciona que não fuma. Os alunos mais novos e o género feminino referem mais frequentemente não fumar. 76,4% dos alunos refere que não bebe. Os alunos mais novos e o género feminino mencionam mais frequentemente não beber. 5,5% dos alunos reportaram ter-se envolvido em lutas com os colegas. Os alunos mais velhos e as alunas (género feminino) referenciam mais frequentemente não se envolver em lutas. No que diz respeito ao ambiente escolar, 61,8% dos alunos relata sentir-se seguro na escola, 53,8% referem que no geral estão satisfeitos com o seu contributo na escola e 54,3% contam estar satisfeitos com as oportunidades que lhes são dadas na escola. Um quinto dos alunos não considera que a escola tenha um ambiente de inovação (20,0%).
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==