Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 213 médios mais baixos que os mais velhos, e as meninas resultados mais elevados do que os rapazes. Na escala de Qualidade de Vida Verifica-se que mais de metade dos alunos afirma sentir-se alegre e bem-disposto (83,2%), calmo e tranquilo (73,8%) e ativo e energético (73,9%), acorda fresco e repousado (55,3%), e preenche o seu dia com coisas que lhe interessam (72,3%). Em média os alunos reportam um total de qualidade de vida de 16 num máximo de 25. Os alunos do 5.º ano apresentam, em média, um resultado mais favorável que os restantes anos e regista-se uma tendência de diminuição da perceção de qualidade de vida ao longo da idade/ escolaridade. Os rapazes referem uma qualidade de vida mais elevada do que as meninas. No que diz respeito à escala DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse, as médias totais são de 4,9 para o stresse, 4,2 para os sintomas depressivos e 3,8 para os sintomas de ansiedade. Relativamente ao valor total, num máximo de 63 pontos, os alunos apresentam uma média de 12,7. Em geral, verifica-se uma tendência de agravamento da sintomatologia psicológica ansiosa, depressiva e stresse ao longo da idade/escolaridade, embora não tão nítida quanto na série anterior de 2022. As meninas apresentam valores mais elevados para o stresse (5,6), para os sintomas depressivos (4,6) para a ansiedade (4,5) e valor total (14,5). Os resultados nestes alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário não são diretamente comparáveis com os do estudo de 2022, uma vez que nesta série de 2024 se incluíram neste grupo os alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade. No entanto, os resultados sugerem uma melhoria da situação, uma vez que os sintomas de mal-estar psicológico que apareciam, em cerca de um terço dos alunos passam a registar-se num quarto deles, mantendo-se o padrão de agravamento no género feminino e com a idade.
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