Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 204 (89,9%). Menos de metade dos encarregados de educação referem praticar, semanalmente, uma atividade física com o seu educando (47,6%). Tabela 128 - Com que frequência alguém em sua casa faz, as seguintes atividades com o/a seu/sua educando/a? Nunca ou quase nunca Uma ou duas vezes por ano Uma ou duas vezes por mês Uma ou duas vezes por semana Todos os dias ou quase todos os dias Falarem juntos sobre o seu desempenho na escola. (n=345) 0,9% 0% 3,5% 11,9% 83,8% Comerem juntos (a refeição principal) à mesa. (n=345) 0,6% 0% 0,6% 4,9% 93,9% Socializarem com outras pessoas juntos. (n=345) 0,3% 0,9% 7,5% 37,4% 53,9% Passarem algum tempo juntos a conversar. (n=345) 0,6% 0,3% 1,2% 13,0% 84,9% Ajudar o/a meu/minha educando/a com os trabalhos da escola. (n=345) 9,6% 3,5% 9,6% 25,5% 51,9% Fazerem juntos as atividades da casa (como compras, cozinhar, arrumar/limpar a casa, tratar dos animais domésticos, tratar das plantas, etc.). (n=345) 2,6% 1,2% 7,5% 42,6% 46,1% Praticarem uma atividade física juntos. (n=346) 14,2% 9,8% 28,3% 35,5% 12,1% Praticarem uma atividade de lazer não desportiva juntos. (n=346) 2,6% 2,6% 21,1% 50,0% 23,7% Divertirem-se juntos. (n=345) 0,6% 0,6% 9,0% 32,8% 57,1% Mais de dois terços dos encarregados de educação (Tabela 129) falaram por iniciativa própria com um professor sobre o comportamento e progressos do seu educando (73,5%) e consideram que deveriam ser implementadas nas escolas atividades de convívio e desenvolvimento de relações interpessoais (79,3%). Cerca de metade dos encarregados
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==