Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 203 Tabela 127 - Que incentivo precisa o/a seu/sua educando/a para fazer as seguintes coisas? Nenhum ou quase nenhum incentivo Pouco Um pouco Muito Para estudar muito e ser responsável. (n=345) 27,8% 21,4% 27,8% 22,9% Para se manter descontraído/a e calmo/a mesmo em momentos de dificuldade. (n=344) 16,6% 35,2% 32,0% 16,3% Para socializar com outras pessoas. (n=343) 51,0% 20,1% 20,1% 8,7% Para ser amável e ajudar os outros. (n=345) 68,1% 18,8% 9,9% 3,2% Para aprender coisas novas. (n=345) 53,6% 26,4% 13,6% 6,4% Fazer atividades de lazer sem utilização da internet/ ecrãs. (n=346) 34,1% 29,8% 22,3% 13,9% Fazer atividades de lazer com utilização da internet/ ecrãs. (n=346) 68,2% 23,4% 6,6% 1,7% Praticar um desporto/ uma atividade física. (n=346) 51,7% 22,5% 16,5% 9,2% Ter uma alimentação saudável. (n=346) 30,9% 32,7% 24,6% 11,8% Não consumir tabaco. (n=343) 90,7% 2,6% 1,5% 5,2% Não consumir álcool. (n=343) 90,1% 3,5% 1,5% 5,0% Não consumir estupefacientes (drogas, medicamentos usados como drogas). (n=341) 91,8% 2,3% 1,2% 4,7% Não se envolver em lutas com os colegas. (n=344) 77,9% 14,8% 3,2% 4,1% Manter bons hábitos de sono. (n=346) 41,0% 35,3% 15,3% 8,4% Dois terços dos encarregados de educação (Tabela 128) referem fazer todos os dias ou quase todos os dias as seguintes atividades com o seu educando: falar sobre o desempenho na escola (83,8%); comer juntos (93,9%); e passar algum tempo juntos a conversar (84,9%). Dois terços dos encarregados de educação reportam fazer semanalmente as seguintes atividades com o seu educando: socializar com outras pessoas juntos (91,3%); ajudar com os trabalhos da escola (77,4%); fazer juntos as atividades da casa (88,7%); praticar uma atividade de lazer não desportiva juntos (73,7%); e divertirem-se juntos

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==