Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 201 base no feedback e conselhos/formação aos encarregados de educação sobre as competências dos seus educandos (Tabela 125). Tabela 125 - Psicólogos Sim % Os psicólogos foram convidados a promover o desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e jovens como parte do seu trabalho (ou durante as aulas). (n=53) 94,3% Os psicólogos foram convidados a colaborar na definição de políticas e práticas promotoras das competências sociais e emocionais de crianças e jovens. (n=53) 67,9% Os psicólogos promovem a formação aos professores e outros profissionais na escola, na área das competências sociais e emocionais incluída no projeto educativo da escola. (n=53) 58,5% Existem aulas/sessões separadas ou atividades escolares dedicadas especificamente ao desenvolvimento dessas competências. (n=53) 83,0% Existem aulas/sessões especiais orientadas especificamente para o desenvolvimento dessas competências. (n=53) 84,9% Por meio das nossas práticas escolares, p.e. no apoio aos professores e alunos. (n=53) 94,3% Através da organização de atividades extracurriculares. (n=53) 56,6% Com base no feedback e conselhos/formação aos pais/pessoas cuidadoras/encarregados de educação sobre as competências sociais e emocionais dos seus filhos/educandos. (n=51) 78,4% Mais de três quartos dos membros dos cargos de direção, gestão e coordenação (Tabela 126) refere que os professores (88,2%) e os psicólogos (96,8%) foram convidados a promover o desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e jovens como parte do seu trabalho e que um dos objetivos incluídos no projeto educativo da escola é o desenvolvimento de competências sociais e emocionais (96,8%). Mais de metade menciona existir aulas/sessões separadas ou atividades escolares dedicadas especificamente ao desenvolvimento de competências (65,6%) e aulas orientadas especificamente para o desenvolvimento de competências (87,2%). Mais de três quartos dos membros dos cargos de direção, gestão e coordenação referem ainda que as competências sociais e emocionais das crianças e jovens são promovidas por meio das práticas escolares (94,7%), da organização de atividades extracurriculares (86,2%) e com
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