Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 200 Mais de metade dos encarregados de educação (Tabela 124) refere estar satisfeito com as possibilidades de participação na escola (65,7%) e com o envolvimento na mesma (68%). Mais de metade também enuncia ter um papel ativo e participativo na vida da escola (54,2%) e considera que há uma boa proximidade da direção da escola com as famílias (57,1%). Tabela 124 - Encarregados de Educação Completamente em desacordo Em desacordo Nem concordo nem discordo De acordo Completamente de acordo Estou satisfeito com as possibilidades que tenho de participação na escola. (n=344) 1,2% 4,9% 28,2% 51,5% 14,2% No geral, estou satisfeito com o meu envolvimento na escola. (n=344) 0,9% 4,7% 26,4% 53,8% 14,2% Tenho um papel ativo e participativo na vida da escola. (n=345) 1,7% 11,6% 32,5% 42,3% 11,9% Considero que há uma boa proximidade da direção da escola com as famílias. (n=345) 3,8% 9,3% 29,8% 44,3% 12,8% Mais de dois terços dos psicólogos menciona ter sido convidado a promover o desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e jovens como parte do seu trabalho (94,3%), a colaborar na definição de políticas e práticas promotoras das competências sociais e emocionais de crianças e jovens (67,9%). Mais de dois terços também indicam existir aulas/sessões separadas ou atividades escolares dedicadas especificamente ao desenvolvimento das competências sociais e emocionais (83%) e aulas/sessões especiais orientadas especificamente para o desenvolvimento dessas mesmas competências (84,9%). Mais de metade dos psicólogos alega que as competências sociais e emocionais das crianças e jovens são promovidas através das práticas escolares (94,3%), da organização de atividades extracurriculares (56,6%) e com
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