Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC viii Quanto ao tempo de ecrã, 97,3% dos alunos passam diariamente pelo menos uma hora à frente de um ecrã, nos dias de semana. Mais de metade passa quatro ou mais horas por dia (52,8%). Os alunos mais velhos (12.º ano) são os que passam mais horas em frente aos ecrãs e os alunos mais novos (5.º ano) são os que passam menos tempo (ainda assim 2,9h em média). Não se verificam diferenças estatisticamente significativas entre géneros. Este padrão entre géneros e com a idade, mantém-se no tempo de ecrã ao fim-de-semana, embora o tempo de ecrã seja consideravelmente maior. Mais de metade dos alunos afirma que toma o pequeno-almoço pelo menos 5 dias por semana. Verificam-se diferenças estatisticamente significativas entre os anos de escolaridade e o género. Os alunos mais novos (5.º ano) e os rapazes tendem a tomar o pequeno-almoço mais frequentemente. 91% dos alunos referem que não fumam. Os alunos mais novos e o género feminino reportam mais frequentemente não fumar. 76,4% dos alunos relatam que não bebem. Os alunos mais novos e o género feminino referem mais frequentemente não beber. 5,5% dos alunos referiram ter-se metido em lutas com os colegas. Os alunos mais velhos e as alunas (género feminino) mencionam mais frequentemente não se envolver em lutas. No que diz respeito ao ambiente escolar, 61,8% dos alunos referem sentir-se seguros na escola, 53,8% que, no geral, estão satisfeitos com o seu contributo na escola e 54,3% referem estar satisfeitos com as oportunidades que lhes são dadas na escola. Um quinto dos alunos não considera que a escola tenha um ambiente de inovação (20,0%). Em média os alunos obtiveram um total de 17 (em 28) para o ambiente escolar. Os alunos mais novos (5.º ano) reportam uma perceção mais positiva do ambiente escolar (20,3%), e os alunos do 11.º ano referem uma perceção menos positiva (15,4%). De modo geral, ao longo dos anos, os alunos tendem a diminuir a perceção positiva do ambiente escolar,
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==