Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 195 Ambiente escolar66 Os dados ilustrados na Tabela 123 mostram que, mais de dois terços dos psicólogos menciona que a escola tem um ambiente de partilha, participação e colaboração (71,7%), diálogo e bem-estar (71,7%) e inovação (73,6%); tem uma rede de colaborações com a comunidade (86,8%) e valoriza e promove programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (80,7%). Mais de metade afirma estar satisfeito com as oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo que lhe são dadas na promoção do desenvolvimento socioemocional e do bem-estar (66%) e no geral, com o seu trabalho na escola (86,1%). Pelo menos metade dos psicólogos refere também que, na escola, a capacidade de liderança dos docentes é valorizada na escola (52,8%), bem como as práticas de autocuidado (51%) e que o tempo trabalho-família é respeitado (64,1%). Pelo menos metade dos assistentes operacionais refere que a escola tem um ambiente de partilha, participação e colaboração (71,7%) e inovação (50,8%); tem uma rede de colaborações com a comunidade (59,8%), prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do bem-estar na escola (54,3%), valoriza e promove programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (50,4%) e prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do desenvolvimento socioemocional (50,9%). Dois terços reportam estar satisfeitos, no geral, com o seu trabalho na escola (86,1%). E pelo menos metade dos assistentes operacionais refere que, na escola, as práticas de autocuidado são valorizadas (55,8%) e que o tempo trabalho-família é respeitado (62,6%). Mais de três quartos dos membros dos cargos de direção, gestão ou coordenação expõem que a escola tem um ambiente de partilha e colaboração (81,7%), diálogo e bem-estar (80,8%), inovação (81,9%) e coesão (78,7%); tem uma rede de colaborações com a 66 Aventura Social – Associação. (2022). Protocolo de avaliação da saúde psicológica dos docentes e alunos das escolas portuguesas. Documento de trabalho não publicado.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==