Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 192 Direção da escola65 Segundo os dados ilustrados na Tabela 122, mais de três quartos dos psicólogos concordam que a direção apoia na manutenção de um ambiente de partilha e colaboração (83%), inovação (86,8%), diálogo e bem-estar (75,4%) e coesão (78,3%), na escola. 77,3% referem também que a direção valoriza e promove programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Mais de dois terços dos psicólogos refere também que a direção apoia no estabelecimento de uma rede de colaborações na comunidade (86,8%), prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores de bem-estar na escola (62,7%) e prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do desenvolvimento socioemocional (63,4%). Pelo menos metade dos assistentes operacionais está de acordo ou completamente de acordo que a direção apoia na manutenção de um ambiente de partilha e colaboração (62,6%), inovação (60,9%), diálogo e bem-estar (61,2%) e coesão (51,7%), na escola. Mais de metade também menciona que a direção apoia no estabelecimento de uma rede de colaborações na comunidade (66,7%), prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores de bem-estar na escola (60,5%) e prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do desenvolvimento socioemocional (51,4%). Mais de três quartos dos membros dos cargos da direção, gestão ou coordenação está de acordo ou completamente de acordo que a direção apoia na manutenção de um ambiente de partilha e colaboração (88,3%), inovação (89,4%), diálogo e bem-estar (86,1%) e coesão (85,1%), na escola. Mais de três quartos refere que a direção apoia no estabelecimento de uma rede de colaborações na comunidade (91,2%), prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores de bem-estar na escola (83,9%), prioriza políticas, 65 Aventura Social – Associação. (2022). Protocolo de avaliação da saúde psicológica dos docentes e alunos das escolas portuguesas. Documento de trabalho não publicado.

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