Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC vii apresentam níveis mais elevados de Bullying. Os alunos dos 8.º e 9.º anos parecem apresentar uma situação agravada em diversas competências. O 12.º ano destaca-se por ter níveis mais baixos de sociabilidade, energia e sentimento de pertença à escola, embora tenha também os resultados mais baixos de Bullying. Por género verificam-se diferenças estatisticamente significativas em diversas subescalas. As meninas destacam-se por níveis mais elevados de cooperação, melhor relação com os professores e mais ansiedade com os testes. Os rapazes tendem a reportar situações mais favoráveis para o otimismo, o controlo emocional, a resiliência/resistência, a confiança, a sociabilidade, a energia e sentimento de pertença à escola, e níveis mais elevados de Bullying. Na escala PYD | Desenvolvimento Positivo, em média os alunos reportam um resultado de 14,3 para a competência e 15,1 para a confiança (em 24); 18,8 para a conexão (em 30); e 8,9 para a contribuição (em 20). Por ano de escolaridade verificam-se diferenças estatisticamente significativas para todas as subescalas com uma situação menos favorável com a idade/escolaridade, embora o padrão não seja tão nítido como na série de 2022 e aqui apareça de algum modo uma recuperação no 12.º ano relativamente ao 11.º ano. Por género, verificam-se diferenças significativas para a competência e confiança. Os rapazes reportam níveis mais elevados de competência (15,3) e confiança (15,9). Analisando alguns indicadores relativos ao Estilo de Vida, 94,5% dos alunos referiram ter praticado atividade física pelo menos uma vez na última semana. Os alunos do 12.º ano e o género feminino são quem pratica menos horas semanais de atividade física. Mais de metade dos alunos refere dormir oito ou mais horas por noite. Nos dias de semana os alunos mais novos (5.º ano) tendem a dormir mais horas que os alunos mais velhos (12.º ano). Não se verificam diferenças significativas entre géneros.
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