Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC vi Os resultados nestes alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário não são diretamente comparáveis com os do estudo de 2022, uma vez que nesta série de 2024 se incluíram neste grupo os alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade. No entanto, os resultados sugerem uma melhoria da situação, uma vez que os sintomas de mal-estar psicológico que apareciam, em cerca de um terço dos alunos passa a registar-se num quarto deles, mantendo-se o padrão de agravamento no género feminino e com a idade. A qualidade de vida é reportada por três quartos dos alunos, também com uma situação menos positiva nos mais velhos e nas meninas. Curiosamente o padrão de agravamento com a idade, com um pico no 8.º ano; não aparece tão nítido nesta série de 2024, sugerindo-se ainda uma situação menos acentuada de mal-estar no 12.º ano. No que diz respeito à escala de avaliação SSES | Competências Socioemocionais, que inclui diversas subescalas, apresentando um máximo de 4 pontos (valor mais elevado = maior nível de competência), as 3 competências com maior pontuação são a cooperação evidenciando uma, em geral, boa relação com os colegas, o otimismo e a curiosidade. A sugerir a relevância de uma ação optimizadora ficam competências como a persistência, a criatividade, a pertença à escola, a relação com os professores, a confiança, e apresentando valores mais baixo (mais dificuldades) estão as competências que implicam gestão emocional, salientando-se a ansiedade nos testes. Relativamente ao Bullying os alunos apresentam resultado médio de 0,45 (num máximo de 4) considerando haver poucas situações onde se sentem vítimas de Bullying. Analisando estes valores ao longo da escolaridade (como proxy da idade) verifica-se uma tendência de diminuição das competências socioemocionais com a idade, embora se registem algumas exceções significativas a este padrão. Os alunos do 5.º ano são os que apresentam resultados mais elevados em todas as dimensões, mas são também os que
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==