Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 172 Competências Socioemocionais Dois terços dos docentes reporta ter sido convidado a promover o desenvolvimento de competências sociais e emocionais de crianças e jovens como parte do seu trabalho (75,7%); que um dos objetivos incluídos no projeto educativo da escola é o desenvolvimento de competências sociais e emocionais (89,7%); a forma como são implementadas as regras disciplinares da escola (72,4%) têm como foco as competências socioemocionais; que as desenvolvem através das práticas escolares (91,1%), ou da organização de atividades extracurriculares (70,9%); e com base no feedback e conselhos aos pais/pessoas cuidadoras/encarregados de educação sobre as competências sociais e emocionais dos seus filhos/educandos. Cerca de metade dos docentes mencionam que existem aulas separadas ou atividades escolares dedicadas especificamente ao desenvolvimento de competências socioemocionais (53,1%). Mais de um terço reporta a existência de aulas especiais orientadas especificamente para o desenvolvimento dessas competências (45,4%; Tabela 104). Tabela 104 - Competências Socioemocionais Sim % Os docentes foram convidados a promover o desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e jovens como parte do seu trabalho (ou durante as aulas). (n=371) 75,7% O desenvolvimento de competências sociais e emocionais é um dos objetivos incluídos no projeto educativo da escola. (n=368) 89,7% Existem aulas separadas ou atividades escolares dedicadas especificamente ao desenvolvimento dessas competências. (n=369) 53,1% Existem aulas especiais orientadas especificamente para o desenvolvimento dessas competências. (n=371) 45,4% Pela forma como implementamos as regras disciplinares da nossa escola. (n=369) 72,4% Por meio das nossas práticas escolares. (n=371) 91,1% Através da organização de atividades extracurriculares. (n=368) 70,9% Com base no feedback e conselhos aos pais/pessoas cuidadoras/encarregados de educação sobre as competências sociais e emocionais dos seus filhos/educandos. (n=368) 72,0%
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