Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 170 Ambiente escolar57 Mais de metade dos docentes refere que a escola tem um ambiente de partilha, participação e colaboração (70,3%), diálogo e bem-estar (63,4%), inovação (67,3%) e coesão ou união (61,5%); tem uma rede de colaborações com a comunidade (72,3%), prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do bem-estar na escola (57,5%), valoriza e promove programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (59,7%) e prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do desenvolvimento socioemocional (55,4%; Tabela 103). Tabela 103 - Ambiente escolar Completamente em desacordo Em desacordo Nem concordo nem discordo De acordo Completamente de acordo A escola tem um ambiente de coesão/união. (n=377) 1,6% 12,2% 24,7% 45,6% 15,9% A escola tem um ambiente de inovação. (n=376) 0,5% 7,2% 25,0% 50,0% 17,3% A escola tem um ambiente de partilha, participação e colaboração. (n=377) 0,8% 7,4% 21,5% 50,1% 20,2% A escola tem um ambiente de diálogo e bemestar. (n=377) 1,1% 9,3% 26,2% 41,9% 21,5% A escola tem uma rede de colaborações com a comunidade. (n=372) 0,3% 3,8% 23,6% 51,6% 20,7% A escola valoriza e promove programas de desenvolvimento de competências socioemocionais na escola. (n=375) 1,1% 8,3% 30,9% 43,2% 16,5% A escola prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do desenvolvimento socioemocional. (n=377) 1,1% 9,8% 33,7% 40,8% 14,6% A escola prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do bem-estar na escola. (n=371) 0,5% 9,1% 32,9% 40,3% 17,2% 57 Aventura Social – Associação. (2022). Protocolo de avaliação da saúde psicológica dos docentes e alunos das escolas portuguesas. Documento de trabalho não publicado.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==