Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC v Os resultados nestes alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade não são diretamente comparáveis com os do estudo de 2022, uma vez que nesta série se usaram instrumentos de autoavaliação e não uma avaliação pelos professores. No que diz respeito aos alunos mais velhos (do 5.º ao 12.º ano)), na escala de Satisfação com a Vida, mais de dois terços dos alunos reportam uma satisfação com a vida igual ou superior a 7 em 10 (76,4%), com média de 7,6. O valor médio de satisfação com a vida tende a diminuir ao longo da idade, com os rapazes a referir mais satisfação com a vida do que as colegas do género feminino. Na escala de Sintomas Psicológicos, mais de um quarto dos alunos refere sentir irritação ou mau humor (30,2%) nervosismo (32,2%) e dificuldades em adormecer (27,3%) e mais de um quinto reporta sentir tristeza (21,2%). Os alunos apresentam diferenças estatisticamente significativas entre os anos de escolaridade, com os mais novos (5.º ano) a apresentar resultados médios mais baixos, e as meninas resultados mais elevados. Na escala de Qualidade de Vida verifica-se que mais de metade dos alunos relata sentirse alegre e bem-disposto (83,2%), calmo e tranquilo (73,8%) e ativo e energético (73,9%), acorda fresco e repousado (55,3%), e preenche o seu dia com coisas que lhe interessam (72,3%). Os alunos do 5.º ano apresentam, em média, um resultado mais favorável que os restantes anos, numa tendência de diminuição da perceção de qualidade de vida ao longo da idade/ escolaridade. Os rapazes referem uma qualidade de vida mais elevada. No que diz respeito à escala DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse, em geral verifica-se uma tendência de agravamento da sintomatologia psicológica ansiosa, depressiva e stresse ao longo da idade/escolaridade, embora não tão nítida quanto na série anterior de 2022. As meninas apresentam valores mais elevados para o stresse (5,6), para os sintomas depressivos (4,6) para a ansiedade (4,5) e valor total (14,5).
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