Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 168 Direção da escola56 Dois terços dos docentes referem que a direção apoia na manutenção de um ambiente de inovação (75,4%), partilha, participação e colaboração (72,8%), diálogo e bem-estar (68,4%) e coesão ou união (66,5%) na escola. Mais de metade também expõe que a direção dá apoio no estabelecimento de uma rede de colaborações na comunidade (71,4%), valoriza e promove programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (63,4%) e políticas, práticas e comportamentos promotores de bem-estar na escola (57%) e do desenvolvimento socioemocional (55,6%). Menos de metade refere que a direção prioriza a formação dos docentes para o desenvolvimento de competências de liderança (41%) e para o autocuidado (30,5%; Tabela 102). Tabela 102 - Direção da escola Completamente em desacordo Em desacordo Nem concordo nem discordo De acordo Completamente de acordo A direção apoia na manutenção de um ambiente de coesão/união na escola. (n=379) 1,3% 7,1% 25,1% 44,6% 21,9% A direção apoia na manutenção de um ambiente de inovação na escola. (n=378) 1,1% 3,4% 20,1% 50,8% 24,6% A direção apoia na manutenção de um ambiente de partilha, participação e colaboração na escola. (n=375) 0,8% 3,5% 22,9% 46,1% 26,7% A direção apoia no estabelecimento de um ambiente de diálogo e bem-estar na escola. (n=376) 1,3% 6,6% 23,7% 43,4% 25,0% A direção apoia no estabelecimento de uma rede de colaborações com a comunidade. (n=374) 1,3% 2,9% 24,4% 46,8% 24,6% 56 Aventura Social – Associação. (2022). Protocolo de avaliação da saúde psicológica dos docentes e alunos das escolas portuguesas. Documento de trabalho não publicado.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==