Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC iv Que Resultados se salientam? ALUNOS No que diz respeito aos alunos mais novos da educação pré-escolar e do 1.º e 2.º anos de escolaridade, cuja avaliação foi feita pelos educadores e professores usando o questionário de Forças e Dificuldades, mais de dois terços dos alunos são sensíveis aos sentimentos dos outros (72,5%), partilham facilmente com as outras crianças (70,4%), gostam de ajudar se alguém está magoado (75,2%) e têm pelo menos um bom amigo (87,3%). Os docentes reportam ainda que um quarto dos alunos nunca para quieto (25,3%). Os resultados nestes alunos mais novos (educação pré-escolar e 1.º e 2.º anos) não são diretamente comparáveis com os do estudo de 2022, uma vez que nesta série os educadores/professores avaliaram apenas os alunos mais novos (até ao 3.º ano), mas começaram com as crianças com 3 anos. As percentagens sugerem globalmente que três quartos dos alunos apresenta pelo menos uma “força” e pelo menos um quarto apresenta uma “fragilidade”. Na opinião dos educadores/professores, os rapazes apresentam mais problemas de comportamento e hiperatividade e as meninas têm melhores resultados no comportamento prossocial. No que diz respeito aos alunos mais velhos (3.º e 4.º anos), na escala “Para mim é fácil”, mais de 80% dos alunos referem não ter dificuldades, sobretudo o género feminino, não se registando diferenças de idades. Na escala “Kidscreen” mais de metade dos alunos não mencionam fragilidades. Em média, os alunos reportam um resultado de 43/50, com uma situação menos favorável nos mais velhos e no género feminino.
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