Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 155 Correlações A maioria das variáveis apresentadas na Tabela 93 estão correlacionadas significativamente entre si. A idade apresenta correlações negativas com a maioria das SSES – Competências socioemocionais, o que sugere que, à medida que a idade aumenta, os níveis de otimismo, controlo emocional, resiliência, confiança, curiosidade, sociabilidade, persistência, criatividade, energia, cooperação e autocontrolo tendem a diminuir. As subescalas SSES - Competências socioemocionais apresentam correlações positivas entre si, por exemplo: o otimismo aparece positivamente correlacionado com a confiança (0,496**), sociabilidade (0,533**), e energia (0,586**); a resiliência apresenta uma correlação positiva com controlo emocional (0,599**), com a energia (0,384**) e com a confiança (0,287**); a confiança correlaciona-se positivamente à sociabilidade (0,480**); e a curiosidade está positivamente correlacionada com a persistência e perseverança (0,538**) e com a criatividade (0,512**). O Bullying apresenta correlações negativas significativas com a maioria das variáveis positivas do SSES, como o sentimento de pertença à escola (-0,314**) e cooperação (- ,205**). A ansiedade com testes apresenta correlações negativas com a resiliência (- 0,481**) e o controlo emocional (-0,280**). As subescalas da DASS-21 estão significativa e negativamente correlacionadas com as SSES - competências socioemocionais. Para a depressão, identifica-se uma correlação negativa com o otimismo (-0,611**) e energia (-0,411**). A ansiedade correlaciona-se negativamente com resiliência/resistência (-0,511**) e controlo emocional (-0,446**). E o stresse demonstra uma correlação negativa com resiliência/resistência (-0,545**) e Confiança (-0,293**).
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==