Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC ii não agrupadas voluntárias concluiu que, embora a saúde psicológica fosse valorizada, existia um défice de ações eficazes, articuladas e com potencial transformador. Este estudo resultou em recomendações centradas na prevenção e ação transformadora, recomendações estas que foram em grande medida implementadas. As recomendações centraram-se na promoção de ações formativas ativas e transformativas, incluindo todos os agentes do Ecossistema Escolar, e numa maior articulação entre agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, serviços de saúde e comunidade/ autarquias. O que foi feito em 2024? O segundo estudo do OSPBE/DGEEC decorreu em 2024. Foram utilizados oito tipos de questionários: (i) educação pré-escolar, 1.º e 2.º anos de escolaridade (tendo os professores e educadores respetivos como fonte de informação); (ii) 3.º e 4.º anos de escolaridade; (iii) 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário; (iv) docentes (professores/educadores); (v) professores com cargos de direção/coordenação/gestão; (vi) psicólogos; (vii) assistentes operacionais, administrativos e outros técnicos de saúde e educação; (viii) encarregados de educação. Quem Participou? Alunos Os participantes, de abrangência nacional, pertenciam aos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas de Portugal Continental, sorteados por NUTS III (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos) e que se disponibilizaram a participar no Estudo sobre a Saúde Psicológica e Bem-Estar. No total foram consideradas 6112 respostas de alunos: 1) 1802 são de alunos que pertencem à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico (1.º e 2.º anos), 50,2% do género masculino, com idade modal de 6 anos;
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