Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC i Sumário Executivo Enquadramento do estudo do OSPBE/DGEEC O Observatório da Saúde Psicológica e do Bem-Estar (OSPBE), criado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, através da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), e coordenado pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, visa monitorizar indicadores de saúde psicológica e bem-estar nas escolas portuguesas para desenvolver propostas de intervenção ajustadas às necessidades que forem sendo identificadas e respetiva implementação e avaliação. O primeiro estudo do OSPBE/DGEEC, concluído em 2022, analisou a saúde psicológica e bem-estar de alunos da educação pré-escolar (5 anos) ao 12.º ano de escolaridade e dos seus docentes. Os resultados mostraram que alunos mais velhos e do género feminino e os docentes do género feminino com mais idade e mais anos de serviço enfrentavam maiores desafios. Para os alunos, relevaram-se como fatores protetores, a robustez de competências socioemocionais, um estilo de vida saudável, incluindo a prática de atividade física, a qualidade do sono e o uso moderado de ecrãs. Para os docentes, salientou-se a importância da comunicação e do apoio entre colegas e a qualidade da liderança da escola, enquanto fatores protetores. Na sequência deste estudo inicial realizaram-se estudos de caso em agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas participantes. Os resultados reafirmaram a necessidade de intervenções, tais como a ligação escola-comunidade, estratégias de intervenção precoce, fortalecimento das relações professor-aluno, capacitação parental, integração da aprendizagem socioemocional, a importância da participação ativa dos alunos e a importância de um sistema nacional de monitorização (como o OSPBE/DGEEC) sugerindo que esta monitorização se deveria alargar a todos os agentes do ecossistema escolar. Um estudo complementar com agrupamentos de escolas/escolas

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==