Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 129 Comparações por Ano de escolaridade Relativamente às comparações por escolaridade para o PYD | Desenvolvimento positivo (Tabela 58 e Gráfico 69), verificam-se diferenças estatisticamente significativas para todas as subescalas, com indicação a negrito do ano com os valores mais e menos elevados. O 5.º ano apresenta valores mais elevados para a competência (16,30±4,82), confiança (17,56±5,43) e conexão (20,96±6,00). O 6.º ano apresenta valores mais elevados de contribuição (9,45±4,27). Os alunos do 11.º são os que apresentam níveis mais baixos de competência (13,31±4,47), confiança (13,76±5,23) e conexão (17,37±5,32). O 9.º ano apresenta os níveis mais baixos de contribuição (8,01±4,24). De modo geral, verifica-se uma tendência de diminuição do desenvolvimento positivo ao longo da idade, embora se registem algumas exceções a este padrão, não significativas. Tabela 58 - Comparação por Escolaridade: PYD | Desenvolvimento Positivo Comparação por Escolaridade Média Desvio Padrão F p Competência 5.º ano (n=329) 16,30 4,82 20,581 <0,001*** 6.º ano (n=410) 15,58 4,29 7.º ano (n=416) 14,64 4,70 8.º ano (n=385) 14,06 4,80 9.º ano (n=434) 13,31 4,58 10.º ano (n=315) 14,14 4,69 11.º ano (n=379) 13,31 4,47 12.º ano (n=320) 13,40 4,92 Confiança 5.º ano (n=331) 17,56 5,43 20,779 <0,001*** 6.º ano (n=414) 16,26 5,01 7.º ano (n=418) 15,74 5,31 8.º ano (n=385) 14,55 5,53 9.º ano (n=434) 14,08 5,40 10.º ano (n=316) 14,65 5,28 11.º ano (n=381) 13,76 5,23 12.º ano (n=321) 14,51 5,60 Conexão 5.º ano (n=332) 20,96 6,00 20,084 <0,001*** 6.º ano (n=414) 20,28 5,66 7.º ano (n=419) 19,44 5,91 8.º ano (n=385) 18,53 5,93 9.º ano (n=435) 17,60 5,36 10.º ano (n=317) 18,45 5,47 11.º ano (n=382) 17,37 5,32 12.º ano (n=320) 17,78 5,22
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