Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 128 No âmbito da subescala Contribuição (Tabela 56), mais de dois terços dos alunos dedicam pelo menos uma 1 hora por semana a apoiar os amigos ou vizinhos (82,4%), família (93,5%) e companheiros (91%). Pelo menos metade não dedica nenhuma hora, numa semana normal, a trabalho voluntário ou fazer algo sem cobrar dinheiro para tornar a comunidade num lugar melhor (55,4%). Tabela 56 - Desenvolvimento positivo | Contribuição Nenhuma hora 1 hora 2 horas 3-5 horas 6 ou mais horas Quantas horas dedicas numa semana normal a trabalho voluntário ou a fazer algo sem cobrar dinheiro, para fazer com que a tua comunidade/ (bairro/ rua/ escola) seja um lugar melhor? (n=2965) 55,4% 18,0% 13,4% 8,1% 5,1% Quantas horas dedicas numa semana normal a apoiar os teus amigos ou vizinhos? (n=2958) 17,6% 24,8% 23,3% 20,2% 14,1% Quantas horas dedicas numa semana normal a apoiar a tua família? (n=2952) 6,5% 12,7% 19,0% 23,8% 38,0% Quantas horas dedicas numa semana normal a aconselhar/apoiar os teus companheiros ou amigos? (n=2945) 9,0% 22,9% 25,8% 23,7% 18,6% Quantas horas dedicas numa semana normal a participar na Associação/ Clubes, comités, assembleias ou órgãos de gestão da tua instituição? (n=2966) 48,5% 14,4% 14,5% 12,3% 10,3% Descritivas Gerais Em média os alunos reportam um total de 14,34 (DP=4,75) para a competência e 15,13 (DP=5,46) para a confiança, num valor máximo de 24; 18,81 (DP=5,74) para a conexão, num valor máximo de 30; e 8,87 (DP=4,42) para a contribuição, num valor máximo de 20 (Tabela 57). Tabela 57 - Descritivas gerais PYD | Desenvolvimento Positivo N Média Desvio Padrão Mínimo Máximo Competência 2981 14,34 4,75 0 24 Confiança 2993 15,13 5,46 0 24 Conexão 2997 18,81 5,74 0 30 Contribuição 2976 8,87 4,42 0 20
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==