Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 115 Tabela 50 - Descritivas gerais: SSES | Competências Socioemocionais N Média Desvio Padrão Mínimo Máximo SSES | Otimismo 3033 2,70 0,77 0 4 SSES | Controlo Emocional 3020 2,15 0,73 0 4 SSES | Resiliência/Resistência 3015 2,05 0,86 0 4 SSES | Confiança 3011 2,12 0,73 0 4 SSES | Curiosidade 3000 2,63 0,69 0 4 SSES | Sociabilidade 2998 2,48 0,72 0 4 SSES | Persistência/Perseverança 3003 2,59 0,70 0 4 SSES | Criatividade 2989 2,53 0,66 0 4 SSES | Energia 2980 2,37 0,70 0 4 SSES | Cooperação 2980 2,91 0,64 0 4 SSES | Autocontrolo 2981 2,50 0,65 0 4 SSES | Sentimento de Pertença à Escola 2972 2,47 0,53 1 4 SSES | Bullying 2962 0,45 0,68 0 3 SSES | Relações com os Professores 2964 2,32 0,78 0 3 SSES | Ansiedade com testes 2971 2,49 1,05 0 4 Comparações por Ano de escolaridade Considerando as comparações por escolaridade para as SSES | Competências Socioemocionais (Tabela 51 e Gráfico 67), verificam-se diferenças estatisticamente significativas para todas as subescalas, com indicação a negrito do ano com os valores mais e menos elevado, à exceção da ansiedade com os testes e uma tendência de agravamento das competências socioemocionais ao longo da idade, embora se registem algumas exceções a este padrão, algumas significativas. Os alunos do 5.º ano são os que apresentam pontuações mais elevadas de competência em todas as dimensões estatisticamente significativas, mas são também os que apresentam níveis mais elevados de Bullying (0,60±0,79). Os alunos do 9.º ano são os que apresentam valores mais baixos de controlo emocional (2,05±0,71), confiança (1,95±0,65), curiosidade (2,47±0,75), persistência/ perseverança (2,52±0,67), criatividade (2,41±0,60) e relação com os Professores (2,20±0,78). Tanto o 9.º ano (2,80±0,60), como o 8.º ano (2,80±0,70) apresentam a pontuação mais baixa de

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==