Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 114 Tabela 49 – SSES | Ansiedade com os testes Discordo totalmente Discordo Não concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente Muitas vezes preocupo-me ao pensar que vou ter dificuldades nos testes (n=2965) 6,9% 9,0% 22,6% 37,3% 24,2% Mesmo que esteja bem preparado para um teste, fico muito nervoso (n=2955) 7,1% 10,5% 20,0% 34,1% 28,3% Fico muito nervoso quando estudo para um teste (n=2937) 12,1% 17,5% 28,3% 24,9% 17,2% Descritivas Gerais Num máximo de 4, em que quanto mais elevado for o valor, maior o nível de competência (Tabela 50), os alunos pontuam em média (por ordem decrescente): 2,91 (DP=0,64) para a cooperação; 2,70 (DP=0,77) para o otimismo; 2,63 (DP=0,69) para a curiosidade; 2,59 (DP=0,70) para a persistência/perseverança; 2,53 (DP=0,66) para criatividade; 2,50 (DP= 0,65) para o autocontrolo; 2,47 (DP=0,53) para o sentimento de pertença à escola; 2,48 (DP =0,72) para a sociabilidade; 2,49 (DP=1,05) para a ansiedade com os testes; 2,37 (DP =0,70) para a energia; 2,32 (DP=0,78) para a relação com os professores; 2,15 (DP=0,73) para o controlo emocional; 2,12 (DP=0,73) para a confiança; 2,05 (DP=0,86) para a resiliência/resistência. Relativamente ao Bullying os alunos apresentam uma pontuação média de 0,45 (DP=0,68), num máximo de 4, sendo que quanto maior o valor, maior a vivência na condição de vítima de Bullying.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==