Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 113 Referente à subescala Bullying (Tabela 47), embora mais de metade reporte que nunca ou quase nunca foram vitimados (61,8% a 76,6%), mais de um terço refere que outros alunos fizeram pouco de si (38,20%) e cerca de um quarto foi ameaçado por outros alunos (25,4%), pelo menos algumas vezes por ano. Tabela 47 - SSES | Bullying Nunca ou quase nunca Algumas vezes por ano Algumas vezes por mês Uma vez por semana ou mais Os outros alunos fizeram pouco de mim (n=2957) 61,8% 20,3% 11,3% 6,6% Já fui ameaçado por outros alunos (n=2954) 74,6% 14,1% 7,1% 4,2% Os outros alunos tiraram ou destruíram coisas que me pertenciam (n=2942) 75,8% 14,4% 6,1% 3,7% Os outros alunos bateram-me ou empurraram-me (n=2940) 76,6% 12,6% 6,3% 4,5% Para a relação com os professores (Tabela 48), verifica-se que mais de metade dos alunos reporta que os professores os tratam de forma justa (57,2%), que estão interessados no seu bem-estar (50,9%) e que se dão bem com os professores (62,4%), pelo menos uma vez por semana. Tabela 48 - SSES | Relação com os professores Nunca ou quase nunca Algumas vezes por ano Algumas vezes por mês Uma vez por semana ou mais A maioria dos meus professores tratou-me de forma justa (n=2955) 8,0% 11,6% 23,2% 57,2% Eu dei-me bem com a maioria dos meus professores (n=2940) 4,4% 9,9% 23,3% 62,4% A maioria dos meus professores estava interessada no meu bem-estar (n=2932) 6,9% 13,7% 28,5% 50,9% No que concerne à ansiedade com os testes (Tabela 49), mais de metade dos alunos refere que mesmo que esteja bem preparado para um teste, fica muito nervoso (62,4%) e que muitas vezes se preocupa ao pensar que terá dificuldades nos testes (61,5%).
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==