Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 112 No que diz respeito ao autocontrolo (Tabela 45), verifica-se que pelo menos metade dos alunos menciona ter cuidado com o que diz ao outro (61%), conseguir controlar as suas ações (56,6%) e evitar erros a trabalhar com cuidado (57,6%). Ainda assim cerca de metade refere não parar para pensar antes de agir (49,8%). Tabela 45 - Autocontrolo Discordo totalmente Discordo Não concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente Eu tenho cuidado com o que digo aos outros (n=2973) 3,2% 5,8% 30,0% 43,4% 17,6% Eu consigo controlar as minhas ações (n=2972) 2,8% 7,5% 33,1% 41,7% 14,9% Eu penso com cuidado antes de fazer alguma coisa (n=2969) 2,7% 9,9% 35,2% 38,0% 14,2% Eu evito erros a trabalhar com cuidado (n=2956) 2,1% 6,0% 34,3% 43,6% 14,0% Eu digo a primeira coisa que me vem à cabeça (n=2969) 11,2% 29,3% 36,6% 16,9% 6,0% Eu gosto de me certificar de que não há erros (n=2962) 2,1% 6,3% 35,1% 40,6% 15,9% Eu paro para pensar antes de agir (n=2961) 3,5% 10,0% 39,8% 34,8% 11,9% Eu atuo frequentemente sem pensar (n=2960) 14,8% 31,5% 34,3% 14,5% 4,9% Quanto ao sentimento de pertença à escola (Tabela 46) mais de dois terços dos alunos não se sente como estranho (80,4%), sente que pertence à escola (78,3%), acredita que outros alunos parecem gostar de si (76,7%) e refere fazer facilmente amigos na escola (67,2%). Tabela 46 - SSES | Sentimento pertença à escola Discordo totalmente Discordo Concordo Concordo totalmente Sinto-me como um estranho (ou posto de parte) na escola (n=2966) 35,9% 44,5% 15,4% 4,2% Facilmente faço amigos na escola (n=2958) 7,7% 25,1% 49,7% 17,5% Sinto que pertenço à escola (n=2932) 5,3% 16,4% 59,8% 18,5% Sinto-me pouco adaptado e deslocado, na minha escola (n=2949) 25,8% 47,1% 21,4% 5,7% Os outros alunos parecem gostar de mim (n=2944) 5,2% 18,1% 63,1% 13,6% Eu sinto-me sozinho na escola (n=2947) 40,0% 43,3% 12,6% 4,1%
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==