Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 102 Descritivas Gerais Em média os alunos reportam uma pontuação de 4,93 (DP=4,46) para o stresse, 4,21 (DP=4,53) para a depressão e 3,84 (DP=4,18) para a ansiedade, num valor máximo de 21. Relativamente ao valor total, num máximo de 63 pontos, os alunos apresentam uma média de 12,72 (DP=12,12; Tabela 32). Tabela 32 - Descritivas gerais DASS-21| Depressão, Ansiedade e Stresse N Média Desvio Padrão Mínimo Máximo DASS-21 | Stresse 2883 4,93 4,46 0 21 DASS-21 | Depressão 2913 4,21 4,53 0 21 DASS-21 | Ansiedade 2946 3,84 4,18 0 21 DASS-21 | Total 2734 12,72 12,12 0 63 Comparações por Ano de escolaridade Verificam-se diferenças estatisticamente significativas quando comparados os valores da DASS-21 por ano de escolaridade, com indicação a negrito do ano com os valores mais e menos elevado (Tabela 33). Os alunos do 7.º ano apresentam valores mais baixos para o stresse (4,20±4,23), depressão (3,54±4,26) e ansiedade (3,49±3,85), quando comparados com os restantes anos. Os alunos do 9.º ano apresentam os níveis mais elevados para a ansiedade (4,24±4,34), os alunos do 11.º ano apresentam os níveis mais elevados para o stresse (5,80±4,51) e os alunos do 12.º apresentam os níveis mais elevados para a depressão (4,86±4,70). Quanto ao valor total, são os alunos do 7.º ano que apresentam valores mais baixos (10,69±11,04) e os do 11.º ano que apresentam os valores mais elevados (14,42±12,98). Verifica-se uma tendência de agravamento da sintomatologia psicológica ao longo da idade (Gráfico 65).
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==