O Ensino Primário no Espaço CPLP

9 1.2. Temas gerais Os Planos Nacionais de Educação dos diferentes países revelam a atribuição de considerações ou prioridades distintas para diferentes níveis educativos. Por exemplo, Brasil, Cabo Verde e TimorLeste sublinham a importância do ensino superior; Angola, Moçambique e Portugal destacam temas relativos aos ensinos básico e secundário; por fim, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe referem frequentemente a educação pré-primária (ver Figura 1). Figura 1: Codificações (temas) por Planos de Educação, por níveis ISCED de educação e formação, por país No que respeita a temas específicos de educação e formação, nota-se uma grande diversidade de interesses e de públicos nos Planos, nos diferentes países CPLP (ver Figura 2). Destacam-se os que possuem cerca de 60% de todas as ocorrências, sendo que os cinco primeiros itens representam quase 30% das intenções educacionais nos documentos: Qualidade da Educação, Currículo, Educação Especial, Género e Educação Profissional. A universalização da educação e a Língua Portuguesa, a qualidade das Infraestruturas educativas e o problema – atual e generalizado – de escassez de recursos humanos (docentes) são objeto de frequentes referências explícitas.

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