O Ensino Primário no Espaço CPLP

14 1.4. Possibilidades futuras A partir da visão apresentada nos tópicos anteriores, relativas à análise dos diferentes elementos colocados à disposição pelos países CPLP, do que seriam as principais diretrizes dos respetivos Planos educativos, sugerem-se diferentes públicos, temas, quantificações e meios de recolha de dados e de produção de informação estatística, que poderão ser objeto de futura abordagem e tratamento por parte dos países CPLP, em particular do seu Grupo de Peritos em Estatísticas da Educação. Quadro 3: Possibilidades futuras de trabalho, segundo os Planos (ensinos primário e secundário) Temas Instrumentos e meios de produção, tratamento e disseminação de estatísticas Quantificações Alimentação Escolar Bases de dados Dados de Infraestrutura Calendário escolar Cartas escolares Dados Financeiros Cidadania e Educação para a Paz Censo Escolar Diferenças Locais (dados subnacionais) Cultura Controle, Auditoria e Supervisão Indicadores demográficos gerais Educação Comunitária Gestão e Governança Educacional Número de Escolas Educação de Jovens e Adultos Institutos de Estatística Número de Professores Educação Especial Mapa/Atlas/Sinopse Número de Salas Educação Profissional Metas Perfil do Aluno Equidade Monitoramento de Plano Remuneração Docente Formação/Falta de Professor Registo de Presença Taxa de Abandono/Evasão Género Relatórios Taxa de Alunos por Professor Infraestrutura Relatórios Taxa de Alunos por Turma Inovação e Pensamento Crítico SIGE Taxa de Analfabetismo Inspeção e Violência na Escola Taxa de Cobertura Taxa de Aprovação Materiais Pedagógicos Taxa de Cobertura Universalização da Educação Taxa de Conclusão Vulnerabilidade Social Taxa de Escolarização/alfabetização Taxa de Ingressantes Taxa de Matrícula Taxa de Paridade Taxa de Promoção Taxa de Reprovação Taxa Distorção Idade-Série Vagas

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==