13 Embora nem todos os Planos de educação possuam metas claras, métricas quantitativas são com alguma frequência abordadas (em cerca de 6% de todos os códigos/temas incluídos nos Planos). Igualmente referidas, e igualmente envolvendo metas métricas quantitativas, são as preocupações das tutelas – educativas e outras – dos diferentes países CPLP com atividades de controlo, auditoria e supervisão (6%), que em si mesmo sublinham a (necessidade de) existência que um Sistema de Informação e Gestão Escolar, vulgo SIGE, que possibilitem a existência dos diferentes agregados sobre educação, e que permitam assim o acompanhamento dessas atividades de monitorização. A Figura 5 ilustra a referência às quantificações / tipo de variáveis de medida que subsidiam a visão que se deseja ter dos sistemas, quer sob o ponto de vista da fixação de metas, quer sob o ponto de vista dos processos de monitorização da sua concretização. Figura 5: Codificação dos Planos de Educação, por tipo e temas das métricas/quantificações 20,3% 4,7%4,3%3,6%3,6% 1,4%1,4%1,2%1,0%1,0%1,0%0,9%0,8%0,5% 0,3%0,3%0,3%0,3%0,3%0,2%0,1%0,1% 0,0% 5,0% 10,0% 15,0% 20,0% 25,0% Dados Financeiros Taxa de Reprovação Taxa de Matrícula Taxa de Escolarização/alfabetização Taxa de Conclusão Taxa de Abandono/Evasão Taxa de Aprovação Número de Professores Remuneração Docente Taxa de Alunos por Professor Indicadores gerais do país Taxa de Alunos por Turma Perfil do Aluno Número de Escolas Número de Salas Taxa de Promoção Taxa Distorção Idade-Série Taxa de Analfabetismo Vagas Taxa de paridade Taxa de Ingressantes Taxa de Cobertura
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==