Glossário 25 de Abril

sugestões complementares Como complemento a este glossário apresentam-se outras sugestões de conteúdos educativos digitais (grande parte deles com Intérprete de Língua Gestual portuguesa) nomeadamente, entrevistas, poesia, webinários e recursos resultantes de projetos de parcerias relacionados com a temática da Revolução de 25 de Abril de 1974 e que se encontram disponíveis no Projeto | Meio Século de Democracia: Testemunhos e Memória Intergeracional. Séries. A série, de 11 episódios, “Abril no Museu” é composta por testemunhos sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974, narrados pela voz de alunos do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, que nos conduzem através do acervo do Museu da Guarda Nacional Republicana no Quartel do Carmo. Este acervo ilustra, também, os episódios”Poemas no museu”. Webinários. Em conversas de aproximadamente 45 minutos convidámos vários oradores a abordarem a importância do respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e democracia. Alguns, são testemunhos impressionantes de quem vivenciou a repressão, como, por exemplo, no webinário intitulado “Viver, lutar e celebrar os 50 anos do 25 de Abril”. Entrevistas. “Nas palavras e nas estórias” integra várias entrevistas, de aproximadamente 20 minutos, com testemunhos e memórias de pessoas que viveram, investigaram ou escreveram sobre a revolução de Abril. “Nas palavras e nas estórias... Memórias de Abril | Maria João Covas”. Recursos para o ensino básico e secundário. Estão disponíveis conteúdos educativos a pensar nos mais novos que abordam questões relacionadas, direta ou indiretamente, com temática do 25 de Abril, como por exemplo “Vamos lá pensar... O que é a liberdade de expressão?” (da coleção “Filosofia para crianças”) ou “Avô, onde estavas no 25 de Abril de 1974 | Episódio 1” e também para os restantes níveis de ensino como por exemplo: "Barómetro" | Primavera Marcelista”. Conteúdos relacionados. Com um objetivo mais abrangente de contextualização e comparação do Estado Novo com os regimes ditatoriais fascista, nazi e estalinista, estabelecendo semelhanças e diferenças, estão também disponíveis outros recursos tais como: “Fascismo: ascensão ao poder”; “Princípios ideológicos dos regimes totalitários fascista e nazi”; “Modelo económico estalinista”, “O Holocausto e o primado da dúvida”; entre outros. Do mesmo modo, encontra-se disponível o curso sobre a “Segunda Guerra Mundial”, uma vez que estas ditaduras exerceram um papel significativo neste conflito. 50

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