Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 9 ▪ Descrição do recurso: lança a proposta, sintetizando as aprendizagens essenciais e as diferentes etapas para a sua exploração; ▪ Etapas: permite uma exploração passo a passo e sequencial; ▪ Avalia: permite ao aluno autoavaliar o que aprendeu, recebendo feedback imediato; ▪ Reflete: convida o aluno a pensar sobre questões que emergem da exploração das secções anteriores; ▪ Explora: convida o aluno a ir mais longe dentro das aprendizagens essenciais que estão a ser trabalhadas; ▪ Partilha: incentiva o aluno a falar com os seus colegas, familiares e/ou professores sobre o que acabou de aprender e até a desafiar outros a debater sobre o tema; ▪ E agora: procura orientar o aluno para uma sequência de aprendizagem dentro da mesma temática ou para novos caminhos de aprendizagem. Este ebook procura refletir o trabalho desenvolvido ao longo dos três anos de Projeto #EstudoEmCasa Apoia e encontra-se organizado em três grandes secções: Percursos, Metas e Horizontes. Na secção “Percursos”, organizamos em seis clusters a diversidade de cenários e contextos onde foram utilizados e testados os conteúdos educativos digitais das diferentes áreas do currículo. Na Cidadania e Desenvolvimento, destacamos o role play no âmbito do projeto em Defesa do Oceano. Na Orientação para o Trabalho Autónomo, focamos o trabalho em DAC no 1.º ciclo, assim como a produção de recursos da componente tecnológica, envolvendo as escolas com cursos profissionais e dando voz aos alunos. Nas Artes e Expressões, focamos na disciplina de Desenho A e em como os recursos podem ajudar a identificar lacunas de aprendizagem e orientar o trabalho de recuperação. Nas Ciências Exatas e experimentais, os textos estão em inglês uma vez que foram apresentados em encontros internacionais, relatando experiências de microlearning e blended learning, nas áreas das Ciências Naturais/ Biologia, Físico-Químicas e da Matemática. Nas Ciências Sociais e Humanas, partilhamos duas experiências de utilização de cursos online, uma em contexto de formação contínua de professores e outra de recuperação autónoma de aprendizagens. Por outro lado, partilhamos a utilização de recursos educativos em sala de aula.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==