Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 79 Outro aspeto relevante, no que concerne aos docentes, é que, com o uso desta plataforma, realmente pensada para as práticas pedagógicas e para as didáticas nas aprendizagens essenciais específicas, promove-se também um aligeirar das tarefas do docente, permitindo que este se foque mais individualmente nos alunos e nas suas aprendizagens. Em suma, a plataforma funciona como um coadjuvante na sala de aula. Considerações finais Os resultados desta pesquisa, embora limitados, apontam para um conjunto de conclusões que indutivamente podemos extrapolar através das respostas dadas pelos alunos, pela experiência, observação e interação com os alunos nas aulas e pela interação com o professor, assim como pela recetividade demonstrada para com os recursos apresentados e a própria plataforma #EEC@. Uma consideração que se pode inferir é o impacto positivo que o #EEC@ teve no período de confinamento durante a pandemia de COVID-19. Os alunos inquiridos, maioritariamente, tiveram contacto e visionaram aulas durante o confinamento, afirmando conhecer o programa no questionário. Para além do mais, o docente da turma em causa recorreu às videoaulas gravadas nesse período. A atual plataforma #EEC@ não teve, dos alunos, uma igual adesão. De acordo com as respostas obtidas no questionário, a maioria não conhecia, o que leva à conclusão de que a divulgação não chegou aos alunos, o principal público-alvo dos RED. Aqui, destaca-se o potencial papel das escolas na divulgação junto dos alunos, que poderia passar por algo como a disponibilização de uma hiperligação na sua página oficial. No que respeita a divulgação, mais poderá ser feito, procurando divulgar a plataforma onde os alunos se encontram, nas redes sociais. Para os alunos mais novos, o alvo deve ser os pais, mas também os próprios professores. Pois, os alunos e professores que conhecem a plataforma mostram interesse em continuar a usá-la, como é o caso dos alunos nesta amostragem.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==