Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 78 num determinado espaço de tempo. Tal pode levar ao incumprimento de critérios e a resultados indesejados. Daí a importância dos microrrecursos, porque se centram quase em exclusivo em princípios e conceitos mais simples, permitindo uma melhor aquisição de competências específicas pelos alunos, focando-os em tarefas particulares. Esta necessidade é apontada pelos próprios alunos no questionário, quando a sua maioria (94%) concordou com a afirmação “Acho que pequenos trabalhos para realizar fora das aulas de desenho são adequados e relevantes”. Este tipo de recurso ajusta-se à vivência dos alunos, que os procuram nas redes sociais, aspeto que 75% dos alunos assumiu fazer. Esta questão é independente da qualidade dos recursos nesses contextos, pois nem sempre estes se relacionam ou estão de acordo com as aprendizagens essenciais que os alunos têm de cumprir num exercício, num projeto em aula ou até com o que lhes é solicitado num exercício de exame. A experiência dos últimos anos, espoletada pela pandemia de COVID-19, sugere a emergência de um novo paradigma na forma como se ensina, no qual os recursos educativos são construídos em torno do aluno e da tarefa, mas também pressupondo uma mudança do papel do professor. Este novo paradigma educativo é orientado para o desenvolvimento autónomo do aluno e suportado por metodologias de ensino híbridas (blended learning), nas quais os recursos educativos estão sempre acessíveis online e suportam os momentos síncronos. A literacia digital dos professores pode ser um risco neste tipo de metodologia de ensino (Bergahl et al, 2022), pois nem todos os docentes têm as mesmas competências em tecnologias de informação. Contudo, a existência de plataformas como o #EEC@minimiza esses riscos, porque a disponibilização de RED de forma centralizada garante que a maioria dos docentes não necessite de conhecimento aprofundado na construção dos mesmos, para além de garantir uma harmonização dos conteúdos, com a vantagem de poderem ser utilizados transversalmente por alunos em diferentes contextos socioeconómicos e regionais. A questão da motivação e consequente envolvimento dos alunos é fundamental para as suas aprendizagens. Apesar de conclusões divergentes neste campo, diferentes estudos apontam para uma tendência geral de melhoria da motivação e envolvimento dos alunos quando expostos a sistemas de ensino mistos, em que as tecnologias de informação e os conteúdos online têm um peso substancial nas suas aprendizagens (idem, 2022).

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