Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 70 Outro aspeto observado relaciona-se com a capacidade de interpretação dos exercícios, tendo os alunos revelado preferência por exercícios mais dirigidos e orientados do que exercícios mais genéricos e abrangentes que lhes dariam, teoricamente, mais liberdade criativa. Ou seja, após a apresentação do enunciado surgiram questões relativas à organização dos desenhos na folha, sobre se teriam de reproduzir as cores reais dos objetos nos esquemas cromáticos, em relação a termos específicos como saturação ou valor e materiais que poderiam ou não utilizar. Após a realização dos exercícios, foi solicitado aos alunos uma avaliação global dos trabalhos, tentando identificar aqueles que mais se aproximaram do solicitado pelos docentes, para além de observações relativas às técnicas utilizadas, à organização e ao enquadramento. Destaca-se, contudo, que, no processo de análise dos trabalhos, os alunos demonstraram intencionalidade nas escolhas, justificaram os seus processos e identificaramelementos nos trabalhos que cumpriram ou não os objetivos, utilizando as suas próprias palavras e ainda alguma terminologia específica da disciplina, o que sugere alguma dissonância entre o reconhecimento de termos no seu sentido abstrato e o seu reconhecimento em imagens concretas. Posteriormente, foi enviado aos alunos um link para responderem a um questionário, cujo objetivo é avaliar e analisar a eficiência dos recursos disponíveis na plataforma online do #EEC@, relativamente à disciplina de Desenho A. Participantes Os recursos aplicados abrangeram 24 alunos do 12.º ano, de uma escola da Grande Lisboa, dos quais, 14 responderam ao questionário. As idades dos alunos são compreendidas entre os 17 (64,3%) e os 18 anos (35,7%). Dos alunos que responderam ao questionário, 57,1% são do primeiro turno e 42,9% do segundo. Questionário O questionário é composto por cinco secções. A primeira secção corresponde ao perfil dos participantes, a segunda centra-se nos hábitos de desenho, a terceira é sobre RED e a pandemia, a quarta sobre os recursos aplicados em sala de aula e a quinta destina-se a deixarem um comentário final sobre o seu percurso no ensino secundário, no que respeita à disciplina de Desenho A. Na segunda, terceira e quarta secções é solicitado aos participantes que classifiquem, numa escala de Likert de 1 a 5, um conjunto de afirmações, em que 1 significa que discordam totalmente e 5 que

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==