Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 7 INTRODUÇÃO Em 2020 nasceu o projeto #EstudoEmCasa 2020|2021, uma parceria entre o Ministério da Educação e a RTP, com o objetivo de continuar a acompanhar as atividades escolares dos alunos, bem como promover uma escola próxima de todos numa situação de confinamento. Durante este período, foram criados, gravados e emitidos cerca de 4.500 blocos temáticos pedagógicos (aulas), completados com atividades/desafios paralelos. Estes recursos foram emitidos pela própria RTP e disponibilizados nos sites da RTP Play e da DGE. Na sequência do trabalho desenvolvido em 20|21, o ME decidiu avançar para o Projeto #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@), do Plano de Recuperação das Aprendizagens, com a missão de criar e desenvolver uma plataforma de livre acesso onde são disponibilizadas ferramentas de apoio para alunos, docentes, encarregados de educação e restante comunidade educativa. Nesta plataforma, constam RED (Recursos Educativos Digitais), cursos temáticos, jogos digitais, criados para apoiar o estudo autónomo e apresentando uma oferta de explicações por especialistas em diferentes áreas. No sentido de tornar a plataforma mais dinâmica, incluem-se webinários para discussão em torno de temas pertinentes, podcasts, projetos, Kits de Português Língua Não Materna (PLNM), contendo Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (ILGP), codificação ColorADD (alfabeto de cores para daltónicos), áudios, vídeos, entre outros. Alunos, educadores e professores podem encontrar diversas atividades destinadas aos ensinos básico e secundário, dos cursos científico-humanísticos e, também, dos cursos profissionais. Os conteúdos #EEC@ são constantemente atualizados. Na produção dos conteúdos educativos digitais há pilares estratégicos: 1) a promoção da autonomia do aluno na gestão da sua aprendizagem; 2) a organização dos conteúdos em microaprendizagem; 3) a comunicação e a linguagem. Sobre a promoção da autonomia e, em particular, sobre a gestão do processo de aprendizagem, sabemos hoje que, um dos principais propósitos da educação é desenvolver nos cidadãos capacidades de aprender ao longo da vida e de pensar por si próprios (OCDE, 2019). Um aluno autónomo é aquele que compreende e assume uma atitude responsável pela sua própria aprendizagem, refletindo sobre o processo de aprendizagem, nomeadamente as ações, técnicas e decisões que lhe estão associadas

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