Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 69 Foi solicitado aos alunos que fizessem duas versões da fotografia, sendo que numa teriam de dar ênfase à figura e na outra dar ênfase à envolvente, não podendo repetir técnicas e materiais nos desenhos, utilizando apenas os materiais normalmente solicitados em exame nacional, tal como aconteceu com os alunos do primeiro turno. Imagem 4 - Desenho realizado por aluno do 2.º turno com base no RED “Ênfase” Pôde observar-se durante a execução dos exercícios alguma dificuldade por parte de alguns alunos em cumprir o tempo estipulado. Os alunos estariam mais focados em produzir trabalhos minuciosamente e com aprumo técnico e visual ao invés de responder ao solicitado no exercício. Esta falta de objetividade pode trazer resultados menos favoráveis em provas de exame. Isto levanta também algumas questões sobre o tempo para a execução dos exercícios propostos nos recursos online, pois, sem os constrangimentos de um tempo limitado, a execução dos exercícios dependerá sempre do grau de empenho e do nível técnico de cada aluno. Salienta-se que se observou alguma falta de à-vontade na utilização de técnicas transformativas como a utilização de papel vegetal como forma de reprodução do desenho preparatório por decalque, o que no contexto dos dois exercícios poderia beneficiar os alunos, visto estarem a reproduzir o mesmo objeto duas ou quatro vezes.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==