Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 66 Métodos e Materiais Contexto Para testar os recursos em sala de aula adaptaram-se os exercícios propostos ao contexto. Pois, por defeito, os RED estão pensados para serem executados sobre suportes com formatos menores como o A4 ou A5, para que a sua execução seja mais rápida e se enquadrem numa lógica de microrrecurso. Para além do mais, optou-se por uma abordagem limitada no tempo e na natureza da tarefa, apresentandose o recurso e propondo aos alunos a sua execução do exercício em hora e meia. O tempo equivalente a metade da duração da prova de exame nacional de Desenho A, na qual os alunos têm de executar dois exercícios, mais um opcional, propostos em três horas. A turma que participou na aplicação dos recursos é do 12.º ano, do curso de Artes Visuais, de uma escola da grande Lisboa. Por uma questão de organização curricular, a disciplina de Desenho A está dividida em dois turnos, sendo que metade da turma se encontra na aula de Oficina de Artes. A abordagem à aplicação dos recursos foi semelhante nos dois turnos, apenas o exercício a realizar é que foi diferente. Como os alunos do primeiro turno partilharam informação sobre o exercício com os colegas do segundo turno, se o exercício fosse igual, estes partiriam de uma posição privilegiada e, tal como numa prova de exame, o desconhecimento do conteúdo do exercício é importante para garantir resultados reais. O primeiro turno realizou o seu exercício a partir de um RED intitulado “Estudos de Cor”. O exercício é constituído por duas etapas, a primeira é exploratória e experimental, na qual os alunos devem experimentar esquemas de cores com diferentes materiais atuantes, baseando-se nos “Estudo de cor - quadrados e círculos concêntricos” de Wassilly Kandinsky. Na segunda etapa do exercício, é proposto que realizarem diferentes desenhos do mesmo objeto, aplicando esquemas cromáticos diferentes e partindo da série “Palheiros”, criada pelo artista plástico impressionista, Claude Monet, no final do século XIX.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==