Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 65 Os defensores da microaprendizagem (Berge, 2018) apontam vários benefícios, como a capacidade de reter informações por mais tempo, a flexibilidade para os alunos aprenderem no seu próprio ritmo, o baixo custo e o acesso fácil aos materiais de aprendizagem. Além disso, a microaprendizagem pode ser personalizada para atender às necessidades individuais do aluno (Nikou & Economides, 2018). No entanto, a microaprendizagem também terá as suas desvantagens (De Gagne et al., 2019). Uma das principais é que ela pode ser menos eficaz a transmitir informações complexas. Para além de que, ao dividir o conteúdo em unidades menores, a conexão entre as informações pode ser perdida, tornando mais difícil para o aluno ter uma compreensão abrangente do tópico. Mas este aspeto pode ser ultrapassado pela forma como os conteúdos são tratados, como se articulam entre si ou, como no caso da plataforma #EstudoEmCasa Apoia, através da ligação a conteúdos conexos e na promoção da interdisciplinaridade. Existe ainda o risco de a microaprendizagem poder levar a uma atenção fragmentada e superficial, em vez de uma compreensão mais profunda do conteúdo (Nur Fitria, 2022). Outro ponto negativo é que a microaprendizagem pode não ser adequada para todos os tipos de alunos, especialmente aqueles que preferem uma abordagem mais estruturada e sistemática. No contexto da plataforma #EEC@, os conceitos de microrrecursos e microaprendizagens surgem associados ao conceito de blended learning, que é ummodelo de ensino híbrido que combina elementos de aprendizagem presencial e online. O blended learning procura aproveitar o melhor dos dois contextos, permitindo que os alunos tenham acesso a conteúdos e recursos online, ao mesmo tempo que participam em atividades presenciais em sala de aula. No que concerne à disciplina de Desenho A, os RED disponibilizados na plataforma #EEC@, para além do objetivo de recuperação das aprendizagens, têm como alvo aumentar o envolvimento dos alunos, melhorar a sua compreensão dos materiais e da linguagem específica da disciplina, aumentar o seu interesse pela arte e contribuir para a sua cultura visual. A aprendizagem e domínio do desenho dependem da sua prática, de preferência diária. Daí a estruturação de pequenos exercícios, para serem realizados em espaços de tempo relativamente curtos, focados em temáticas, conceitos e técnicas diversas. A ideia é que, ao fornecer pequenos fragmentos de aprendizagem, os alunos são incentivados a fazer conexões entre diferentes ideias e conceitos, o que pode levar a uma compreensão mais profunda dos conteúdos.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==