Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 64 Assim, formularam-se duas questões de partida: Os alunos do 12.º ano que frequentam a disciplina de Desenho A dominam a linguagem específica da disciplina? Como é que este domínio afeta a sua capacidade de interpretação dos exercícios propostos nos RED na plataforma do #EEC@? Estas questões estão na base dos recursos disponibilizados online. Muitos exercícios estruturam-se de modo independente e em torno de conceitos base, focados essencialmente na terminologia específica da disciplina, como os elementos e princípios estruturais da linguagem plástica. Na sequência dos exercícios, e com o objetivo de recolha de dados, aplicou-se um questionário aos alunos que se estrutura em cinco secções: perfil do inquirido; hábitos de desenho; recursos online; exercício em sala de aula e comentário. Metodologicamente, os dados recolhidos foram analisados quantitativa e qualitativamente, tendo participado no estudo um total de 24 alunos de uma escola secundária da região de Lisboa. A discussão foca-se na pertinência de microrrecursos online como suporte para o trabalho a desenvolver em sala de aula. Para tal, explorar-se-á o conceito de blended learning, no sentido de investigar como metodologias de ensino híbridas ou mistas podem potenciar as aprendizagens e promover a autonomia dos alunos. Os RED enquadram-se numa lógica de sequências de aprendizagem e agrupamentos de temáticas e conteúdos, criando uma rede de recursos na plataforma do #EEC@ com ramificação para outras disciplinas, nomeadamente em DAC. Enquadramento teórico A educação tem evoluído rapidamente nos últimos anos e, com isso, surgiram novas metodologias de ensino. Uma delas é conhecida como microlearning ou microaprendizagem, que se concentra em fornecer pequenas unidades de informações num curto período. Contudo, é redutor tentar definir esta estratégia de ensino empoucas palavras, pois diferentes autores têm-lhe dado diferentes atributos (Kapp & Defelice, 2019). A microaprendizagem é uma técnica de ensino que parte da divisão do conteúdo em pequenas unidades. Essas unidades são projetadas para serem trabalhadas em um curto espaço de tempo, geralmente de alguns minutos até uma hora. Os conteúdos podem ser apresentados em vários formatos, como texto, vídeo, áudio, infográficos, quizzes, jogos, entre outros. A ideia é que, ao dividir o conteúdo em pequenas partes, o aluno possa absorver as informações de forma mais eficiente e manter a atenção por mais tempo (Yin, 2021).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==