Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 63 Inline, online e offline Pedro Silva Resumo A necessidade de aferir a experiência dos alunos no uso dos recursos educativos digitais (RED) da disciplina de Desenho A, disponíveis na plataforma #EstudoEmCasa@Apoia (#EEC@), é o ponto de partida desta pesquisa. Através de uma investigação/ação, em que se promoveu a utilização de RED em contexto de sala de aula, os alunos foram inquiridos sobre a sua experiência, os seus hábitos de trabalho e a sua relação com este tipo de recursos. A análise dos dados obtidos levou à reflexão de como recursos e microaprendizagens no contexto de blended learning podem complementar a instrução em sala de aula e potenciar as aprendizagens dos alunos para além desta, promovendo a sua autonomia. Concluiu-se que a testagem em sala de aula foi positiva, tendo permitido aferir que os alunos revelam alguma dificuldade em relacionar certos conceitos teóricos com a sua aplicação prática, o que, de certa forma, vem destacar a importância de microrrecursos e microaprendizagens como uma metodologia possível para sistematizar e dominar a linguagem específica da disciplina de Desenho A, prevista nas aprendizagens essenciais da disciplina. Palavras-chave: Microaprendizagens | Microrrecursos | Blended learning | Recursos online | Didática. Introdução Esta investigação partiu da necessidade de aferir a aplicação e a experiência de utilização dos recursos disponibilizados na plataforma do projeto #EEC@ na disciplina de Desenho A. A pertinência deste estudo é fundamental para se entender a forma como os alunos utilizam e interpretam a informação que lhes é disponibilizada online, assim como os seus hábitos de trabalho no que concerne à disciplina. A partir dos recursos “Estudos de cor” e “Ênfase”, pediu-se aos alunos para aplicarem os exercícios propostos numa simulação de exame, em que em cada turno teria 90 minutos para cumprir o exercício com um conjunto de premissas pré-definidas. Estando a turma dividida em dois turnos, cada um realizou um exercício.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==