Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 59 com outras abordagens técnicas que podem enriquecer o conhecimento e estimular o pensamento crítico. O facto que se ter adotado como estratégia colocar os alunos como os principais intervenientes desta partilha de conhecimento revelou-se bastante profícua, uma vez que o nível de comprometimento e participação foram notórios. Os alunos quiseram mostrar que sabiam fazer, sabiam demonstrar, sabiam explicar, sabiam do que falavam. Tiveram, ao longo do processo de filmagens, umenvolvimento relevante que promoveu, também, uma consciencialização do seu desempenho “podemos repetir’”, “isto não saiu nada bem!”. A produção destes conteúdos educativos digitais tornou-se uma atividade promotora de sentido de responsabilidade e autonomia na concretização de uma tarefa que, embora não estivesse a ser avaliada, foi exigente. No final, o empenho espelhou-se num sentimento de “missão cumprida”, de conquista, gratificante e fácil de observar pelos sorrisos. Referências Catálogo Nacional de Qualificações: https://catalogo.anqep.gov.pt/cnq Escolas Profissionais de Portugal https://www.escolasprofissionais.com/cursos/ Cursos Profissionais https://www.anqep.gov.pt/np4/cursos_profissionais.html Diário da República n.º 141/2009, Série I de 2009-07-23, páginas 4776 – 4778; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho. Data de Publicação: 2009-07-23 https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/782-2009-493227 Diário da República n.º 162/2018, 1º Suplemento, Série I de 2018-08-23, páginas 2 – 17; Portaria n.º 235A/2018, de 23 de agosto. Data de Publicação: 2018-08-23 https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/235-a-2018-116154369
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==