Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 58 Gráfico 1 – Respostas à questão três, relacionada com as áreas de competências Por fim, considera-se pertinente referir que, no que respeita à questão quatro - “Voltarias a participar?” - 49 dos 50 alunos responderam que voltariam a participar com o projeto #EEC@. Considerações finais A produção de recursos educativos digitais destinados à componente tecnológica dos cursos profissionais é, incontestavelmente, um aspeto diferenciador deste projeto. A sua pertinência é legitimada por serem uma resposta à ausência de conteúdos, particularmente os digitais, que abordem competências técnicas e tecnológicas fundamentais para alunos que optam por um curso profissional para a conclusão do ensino secundário e que se enquadram no referencial de competências de uma determinada qualificação. É sabido que, atualmente, não será difícil os alunos encontrarem, até com alguma facilidade em registo online, outras fontes através das quais podem apreender procedimentos, métodos e vocabulário técnico. Contudo, tal não garante que haja uma correlação direta com uma UFCD e, muito menos, que a qualidade académica e científica dos mesmos seja previamente verificada. Estes recursos não pretendem substituir a aprendizagem prática em contexto de sala aula, mas podem ser um complemento à aprendizagem, uma forma de esclarecimento de dúvidas, um modo de apropriação de conceitos relacionados com uma qualificação e, ainda, uma possibilidade de contacto

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==