Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 56 que nem sempre nós, professores, somos o melhor mensageiro de informação e não raras vezes a explicação dada por um par é mais facilmente compreendida. E foi isso que se quis colocar em prática neste caso: ter alunos a selecionar um tema e a explicá-lo, por palavras suas e perante as câmaras, salvaguardando sempre o rigor técnico do que está a ser explicado através do acompanhamento professor de um professor ou formador. Testemunhos dos alunos que participaram no desenvolvimento destes conteúdos No final do ano letivo 22|23 foi realizado um pequeno questionário para aferir a opinião dos alunos do ensino secundário que participaram e colaboram neste projeto. O questionário foi aplicado entre os dias 6 e 26 de junho de 2023 e foi composto por 5 perguntas, uma delas respeitante à intervenção específica na produção de conteúdos destinados à componente tecnológica dos CP. A primeira questão solicitava aos alunos que respondessem em que moldes tinham colaborado com o projeto: “Participei com o #EstudoEmCasa Apoia na qualidade de...” e as opções (escolha múltipla) eram as seguintes: moderador/a de webinário; apresentador/a de evento; utilizador/a da página e colaborador/a na elaboração de conteúdos digitais. Depois de respondida esta questão, os alunos tinham de, na segunda questão, completar a seguinte frase: “Considero que a minha participação no #EstudoEmCasa Apoia foi... porque...”. No total responderam a este questionário 98 alunos, dos quais 50 selecionaram a opção “colaborador/a na elaboração de conteúdos digitais”. De seguida apresentam-se alguns das respostas resultantes da questão dois. ▪ “Foi interessante porque demonstrou os conhecimentos do curso.” ▪ “Foi importante porque me obrigou a trabalhar em conjunto com colegas e a decidir como organizar os conteúdos para um vídeo que mostrasse uma atividade do curso.” ▪ “A minha participação no projeto do Estudo em Casa foi muito enriquecedora porque me fez trabalhar em equipa, fez-me encontrar soluções para as várias cenas do vídeo, de uma forma criativa, mas organizada, tudo isto, com o apoio do meu professor.” ▪ “Foi bastante interessante e enriquecedor, porque para além de podermos divulgar aquele que é o curso que nos apaixona, pudemos ainda perceber como funciona todo este mundo por detrás das câmaras, sem dúvida uma experiência que repetiria.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==