Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 52 que exige às escolas infraestruturas, meios e recursos que a maioria das vezes são bastantes distintos de escola para escola. A criação destes recursos digitais permite, também, a partilha de metodologias e conhecimentos que podem enriquecer a aprendizagem dos alunos pela diversificação de abordagens. 2. Alinhar a produção deste tipo de conteúdos como respostas educativas complementares, nomeadamente o recurso a vídeos explicativos que, embora com a lacuna da experimentação à qual é claramente difícil dar resposta por meio não-presencial, orientam o aluno fruidor do processo de execução de uma determinada tarefa ou na compreensão de um determinado procedimento. Findo o contexto pandémico, a utilidade destes vídeos persiste, na medida em que poderão continuar a apoiar os alunos do ensino profissional na recuperação de uma determinada UFCD que, por algum motivo, não tenha ainda sido concluída com sucesso. Simultaneamente, poderão também ser utilizados pelos formadores que, a partir de um registo videográfico, podem lançar desafios, promover a discussão/análise do que foi demonstrado ou até suprir algum constrangimento relacionado com equipamentos, meios ou recursos inexistentes ou que não estejam temporariamente disponíveis. 3. Tornar os alunos intervenientes neste processo, permitindo-lhes demonstrar a aquisição de conhecimentos e habilidades através da experiência (saber-fazer), promovendo simultaneamente o desenvolvimento de competências complementares descritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (nomeadamente: Informação e comunicação, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento pessoal e autonomia e Saber científico, técnico e tecnológico) e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (Mundo do trabalho). Fases e desenvolvimento Apresentam-se, de seguida, as fases respeitantes à produção dos RED para a componente tecnológica dos cursos profissionais. Fase 1 A Escola é contactada pela equipa do projeto #EEC@ que apresenta o convite para a coprodução de RED destinados à Componente Tecnológica de CP. A seleção das escolas é feita tendo em consideração os seguintes critérios: localização geográfica (almejando a representatividade do território nacional), áreas

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