Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 50 formativa contempla bem mais de uma centena de cursos profissionais, de trinta e oito áreas de formação distintas. Segundo a informação estatística oficial associada ao sistema de educação e formação do ano letivo 2020|2021, disponibilizada pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC), “(…) os cursos profissionais, representammais de 80% do número total de alunos jovens matriculados em cursos de nível secundário, de dupla certificação, abrangendo 115.135 alunos, cerca de 32,9% do total de alunos nesse nível de ensino, seguindo-se os cursos de aprendizagem com 18.688 alunos, que correspondem a 5,3% do total de inscritos no ensino secundário.(…)” A carga horária total dos CP varia entre 3100 e 3440 horas, distribuídas por quatro componentes de formação, como refere a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP): ▪ Formação Sociocultural - estruturada em disciplinas comuns a todos os cursos, visa contribuir para a construção de identidade pessoal, social e cultural dos alunos; ▪ Formação Científica - estruturada em duas ou três disciplinas, visa proporcionar uma formação científica consistente com a qualificação a adquirir; ▪ Formação Tecnológica - organizada em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), visa a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências técnicas necessárias ao exercício profissional; ▪ Formação em Contexto de Trabalho - é realizada em empresas ou noutras organizações, em períodos de duração variável ao longo ou no final da formação, e visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional. Componente da Formação Tecnológica: enquadramento Como mencionado na Orientação Técnica n.º 2/2016 - Integração dos Cursos Profissionais no Catálogo Nacional de Qualificações (da Circular n.º 1/ANQEP/2016, de 10 e março, disponível em anqep.gov.pt), a matriz curricular da formação tecnológica é constituída pelas UFCD dos referenciais de formação do Catálogo Nacional das Qualificações (CNQ), organizadas pelas escolas em 3 ou 4 disciplinas de natureza tecnológica, técnica e prática, estruturantes da qualificação profissional visada, num total que pode variar entre as 1000 e as 1300 horas. É ainda referido, no mesmo documento, que as UFCD são

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